Estudo da atividade enzimatica da catalase
Resultados
Tubos
Atividade da catálase
Controlo
Intensa; duração aproximadamente dois segundos.
Amostra + Calor
Intensa; Imediata
Amostra + HCl
Pouco intensa; Mais lenta
Amostra + NaOH
Intensa; Imediata
Fígado esmagado
Muito Intensa; Mais rápida
No quadro aqui transcrito estão representados todos os tubos utilizados na experiência numerados de 1 a 5 conforme o seu grau decrescente de intensidade da reação da catálase. Ex: tubo numerado com o número 1 representa uma maior atividade enzimática.
Interpretar os resultados
A atividade prática realizada consistiu em verificar a presença ou não da catálase em tecidos animais, nomeadamente fígado, e verificar qual a influência do pH e da temperatura na atividade enzimática. Para tal, foi colocado um grama (1g) de fígado em quatro tubos diferentes sujeitos a condições diferentes.
Num primeiro tubo, sendo este o de controle, estava presente um grama de fígado juntamente com água oxigenada á temperatura ambiente, no qual se verificou uma intensa atividade enzimática que demorou aproximadamente 2s para se dar a reação. O fígado ficou coberto por diversas bolhas de oxigénio, isto deve-se á catálase presente no fígado que decompôs o H2O2, o que gera a libertação de oxigénio.
Um segundo tubo foi sujeito a uma temperatura de 37ºC durante 8 minutos, e foi-lhe adicionado água oxigenada, na qual se verificou uma imediata reação da catálase e de forma intensa .
Seguidamente, foram cortados dois pedaços de fígado e cada um foi colocado em dois tubos de ensaio. Num tubo acrescentou-se 3 ml de HCl e noutro acrescentou-se 3ml de NaOH e foram cobertos posteriormente por água oxigenada, o que originou uma intensa e imediata reação da catálase no tubo que apresentava HCl, e pelo contrario, o tubo que apresentava NaOH verificou-se pouca intensidade da atividade enzimática sendo lenta a reação dada.
Num outro tubo, foi colocado um grama