Estudo antropologico dentro de uma religião
O trabalho foi realizado na Igreja Universal do Reino de Deus denominada de Catedral da Fé de Campinas/SP localizada na Av. João Jorge, 256 – Centro/Vila Industrial. O foco do trabalho foi um estudo de um grupo social que se encontra na igreja, que é a relação do namoro dentro da igreja, com suas orientações e percepções dos fiéis.
Introdução
Em 9 de julho de 1977, foi inaugurada no Rio de Janeiro a primeira Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em um coreto do Méier pelo então pastor Edir Macedo, a pregava ao ar livre sua palavra do movimento neopentecostal que se baseia pela manifestação do espírito santo e uma mudança radical de valores; com sua forte oratória e meios de comunicação de massa houve uma rápida popularização da IURD, avançando para outros estados e até países, hoje contabilizados em 172 países que aderiram a religião. Segundo fontes do site da própria igreja ela atualmente possui aproximadamente 8 milhões de fiéis no Brasil, com 9.600 pastores e gera 22 mil empregos diretos em mais de 4.700 templos instalados em 172 países.
Existe uma hierarquia na igreja, que começa pelos bispos que são os doutrinadores, controlando o modo de peregrinação e acompanhando o trabalho dos pastores, que possui o papel de realizar o culto, administrar as igrejas e orientar os obreiros que por sua vez, possuem a missão de convidar pessoas para participar e auxiliar dos cultos, recebê-las nos templos e ainda realizar obras sociais, visitando lares e hospitais, estes se dedicam 50% de suas vidas em as obras de Deus e os outros 50% em suas vidas pessoais, diferente dos bispos e pastores que se dedicam totalmente à igreja.
O IURD também participa de projetos sociais, em que uma delas é a campanha contra as drogas e ajuda na recuperação de viciados, a evangelização nas prisões, visitas para rezas em hospitais e o SULE (Supletivo Universal Ler e Escrever) criado em 98 que ajuda na alfabetização de jovens a partir de 14 anos, adultos e idosos.