Resenha do capitulo “Planos de Classificação em um Ritual da Vida e da Morte”, do livro “ O Processo Ritual Estrutura e Antiestrutura” de Victor W. Turner.
Resenha do capitulo “Planos de Classificação em um Ritual da Vida e da Morte”, do livro “ O Processo Ritual Estrutura e Antiestrutura” de Victor W. Turner. Disciplina de Te Teoria Antropológica Contemporânea, prof. Antônio Rafael, aluno Pedro Freitas.
Niterói, 12 de agosto de 2013
Universidade Federal Fluminense – UFF
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – ICHF
Graduação em Sociologia
Curso de Antropologia Contemporânea
Prof. Antônio Rafael Barbosa
PHFM
Resenha do capitulo “Planos de Classificação em um Ritual da Vida e da Morte”, do livro “ O Processo Ritual Estrutura e Antiestrutura” de Victor W. Turner.
Na obra “O Processo Ritual Estrutura e Antiestrutura”, publicada em 1974, Victor Turner faz uma leitura inovadora para estudo antropológico da época, trazendo o entendimento de ritos e aspectos religiosos, examinados em seu trabalho de campo junto ao povo ndembo, como peças fundamentais para o estudo antropológico.
O início da obra, Turner questiona a importância dada ao estudo da religião dentro da antropologia. O baixo número de publicações e posicionamento de alguns autores como Morgan, são apresentados para demostrar a reduzida relevância do tema, no estudo antropológico da época. O autor se coloca contrario a esse ponto de vista, declarando identificar o entendimento de ritos e o estudo da religião como peças chaves para o estudo antropológico. Turner declara não ter intenção de penetrar na área teológica, mas sim produzir um estudo empírico de aspectos da religião.
O autor revela que nos primeiro nove meses de sua experiência de campo, debruçou sobre a coleta de dados e estudo sobre parentesco, estrutura da aldeia, politica tribal e de aldeia e ciclo de agricultura, dos ndembo. A estrutura matrilinear e virilocal dialogam com o alto índice de divórcios na população. O afastamento da família, por parte da filha, e ao distanciamento dos filhos