Estudante
Karl Marx
O objetivo da sociologia era as classes sociais e o método que ele usava era dialética.
Marx era formado em filosofia, seus feitos não se aproveitam só nela, mas sim em muita outras matérias, como direito, sociologia, psicologia, historia e muitas outras matérias.
Conceitos básicos: socialismo, comunismo, dialética, força de produção, classes sociais alienação, mais-valia, força de trabalho, valor do uso e valor da troca.
Marx escreveu o manifesto comunista obra fundadora do “marxismo”, enquanto movimento político e social a favor do proletariado.
Marx foi um dos fundadores da Associação internacional dos Operários ou primeira internacional.
Fontes do marxismo trás quarto tipo de socialismos: o utópico, o apolítico, o cientifico e o político. O utópico é uma ideia que não pode ser alcançada porque os ricos empresários não diminuiriam seu lucro para pagar mais aos operários e proletariados, já o apolítico não usar o poder político como instrumento para o socialismo, político pode usar o poder político para ajudar a torna o socialismo possível, cientifico com o conhecimento das leis que reagem com o mecanismo do sistema capitalista.
Economia política: se cada individuo buscar seu próprio interesse promovia os interesses da própria sociedade. Para Marx o trabalho individual não levaria a riqueza, mas sim o trabalho coletivo.
A dialética é tudo aquilo que é contraditório, por exemplo: fortaleza é uma cidade muito bonita, mas apresenta um grande numero de favelas, isso é devido ao mundo capitalista onde o patrão visa o lucro com a exploração dos empregados.
Os pressupostos para o conhecimento da sociedade são: o conceito do homem, o conceito de trabalho e o conceito da historia.
Concepção marxista da sociedade: o homem tem necessidades e procura satisfazê-las o que gera uma produção de bens matérias gerando assim trabalho. O valor do uso seria o valor da mercadoria produzida. Quando um bem