Estudante
Ele é composto por uma sequencia de números agrupados em quatro octetos de 8 bits, totalizando em uma sequencia de 32 bits. Cada octeto é separado por um ponto e equivale a 8 bits, é formado por no máximo 3 caracteres, variando de 0 a 255.
O endereço IP é dividido em duas partes, onde uma parte simboliza a rede e a outra parte o host.
Dentre os endereços IPs possíveis, há blocos de endereços reservados para fins especiais como o loopback e o broadcast. O loopback é o endereço cujo primeiro octeto é 127, este é utilizado para auto testes, para determinar se o protocolo TCP/IP foi configurado corretamente em seu computador. O broadcast é o endereço cuja parte de host é o numero 255, ou seja , representa todos os hosts de determinada rede, o broadcast é utilizado para enviar pacotes para todos os hosts de uma rede
Há dois tipos de IPs, o IP estático e o dinâmico. No estático o endereço IP é fixo, assim sempre que um cliente se conecta à internet, usará o mesmo IP. Já o dinâmico é um endereço dado a um computador quando este se conecta à rede, mudando toda vez em que há conexão.
Os IPs são divididos em cinco classes ( A,B,C,D ou E ) onde apenas as classes A,B e C são utilizadas para endereçar computadores. O mais comum é o de classe C , e é identificado pelo numero do primeiro octeto que deve estar entre 192 e 223. Nesta classe os três primeiros octetos são utilizados para a determinação da rede e o ultimo para o host. Assim tal classe permite até 2.097.152 redes, cada uma com até 254 dispositivos. É mais utilizado em redes domesticas devido ao baixo numero de hosts.
A classe B é identificada pelo numero do seu primeiro octeto que deve estar entre 128-191, os dois primeiros octetos definem a rede e os dois últimos o host. Assim tal classe permite até 16.384 redes, cada uma com até 65.534 dispositivos e são utilizados quando a