Estudante
Sombra para olhos: presença de antimônio.
O metal Antimônio é obtido do minério sulfeto de Antimônio, veja como pode ser aplicado esse mineral:
Na medicina: A dose ideal de antimônio no organismo é de 0,5 mg diárias, inclusive a ingestão em altas doses pode ser fatal. O antimônio já foi aplicado na medicina para estimular o vômito em pacientes, mas seu uso foi proibido justamente por provocar a morte.
Ligas metálicas: o Antimônio é responsável por endurecer o chumbo e expandi-lo após ser resfriado, esta propriedade o torna muito útil, a liga de chumbo e Antimônio que permite dar um melhor acabamento aos objetos. A aplicação da liga é em finas peças moldadas, como por exemplo, em ligas para sinos.
Na forma de Óxido: o Óxido de Antimônio é usado no interior de colchões para evitar incêndios caso o colchão pegue fogo, ou seja, estes óxidos evitam que os objetos se incendeiem.
Sais de antimônio: esta forma é bem conhecida entre as mulheres, é usada para destacar os olhos em maquiagem, isto mesmo! Os sais de antimônio são usados na fabricação de maquiagens como sombras, por exemplo.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Referencia: http://www.tabela.oxigenio.com/outros_metais/elemento_quimico_antimonio.htm
Antimônio
Para acessar o desenho artístico do elemento antimônio, clique aqui. 51
12,75
1.380
630,5
6,62
±3,5Sb
Antimônio | | Amostra de antimônio. |
Assim como a água, o antimônio ao solidificar-se apresenta uma expansão volumétrica, característica que o torna muito útil como componente de liga durante a moldagem de metais.
O antimônio (Sb) é um elemento metálico pertencente à família do nitrogênio, encontrado sob diversas formas alotrópicas (estruturas cristalinas diferentes, resultantes de arranjos atômicos espaciais diversos). Encontrado em seu estado nativo em pequenas quantidades, é mais abundante como sulfeto, no minério estibinita