Palno de aula
TEMA: Criação das Indústrias de Base – SP e RJ
Série: 9° Ano
Introdução
Indústria de base é o tipo de indústria que produz matéria prima para outra empresa, ou seja, produzindo ou as máquinas, ou a própria matéria prima. As Indústrias de base, também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento. São indústrias que têm no desenvolvimento de outras indústrias, a montante e a jusante, sua mais importante justificativa.
Essas indústrias transportam grande quantidade de matéria-prima e por isto costumam localizar-se próximas a portos, ferrovias e fontes de matéria-prima para facilitar o recebimento desta última e facilitar o escoamento da produção. São as indústrias que fabricam materiais e equipamentos para a construção e montagem de outros equipamentos.
Situação que ocorre de países subdesenvolvidos para desenvolvidos, que por consequência voltam essas matérias primas para os países de origem com tecnologia por um preço muito alto. Exemplo: a metalúrgica produz o aço que será utilizado na montagem do carro
Objetivos
* Proporcionar um vasto conhecimento e melhor compreensão sobre a importância da criação das indústrias de base em São Paulo e no Rio de Janeiro para os fluxos migratórios nesses estados e no país; * Incentivar a leitura a fim de um melhor desenvolvimento intelectual do aluno, * Promover a interação da sala de aula.
Conteúdo Programático
* Leitura e explanação do conteúdo: a criação das indústrias de base, a fim de melhorar a compreensão dos alunos; * Aprofundamento no conteúdo voltado para os benefícios e os malefícios que as indústrias de base causaram para São Paulo e Rio de Janeiro e para os fluxos migratórios em todo o país; * Logo após será feito um jogo de perguntas e respostas a fim de proporcionar maior interatividade de sala, * E no final será proposto um seminário a fim dos alunos ter maior