Estudante
É colocada uma amostra de 12g do solo na câmara do aparelho Speedy.
Em seguida, introduzimos uma esfera de aço e uma ampola de carbureto de cálcio, sem deixar quebrar a ampola de carbureto de cálcio.
Fechamos o aparelho, agitamos repetidas vezes para quebrar a ampola, o que se verifica ter ocorrido pelo surgimento da pressãoRetiramos uma porção de 12g de amostra do solo para podermos realizar o teste de “Speedy”. Colocamos essa amostra dentro do “Speedy” juntamente com uma cápsula de carbureto e uma esfera de aço, tampamos o “Speedy” e agitamos vigorosamente por cerca de dez vezes, com movimentos de baixo para cima, agitamos novamente o aparelho, cerca de 1 minuto, mantendo a tampa para cima, após esse processo de agitar fizemos a leitura manômetro que demonstra o percentual de umidade do solo.
2.2.3 Métodos de ensaio determinação da umidade pela estufa aplicada em laboratório.
O procedimento adotado para determinação do teor de umidade é descrito pelo anexo da NBR 6457. Em laboratório pesamos o conjunto (cilindro e solo), totalizando 2.997,10 g. Colocamos o cilindro dentro de uma bandeja, retiramos o solo de dentro do cilindro. Em laboratório, foram separadas 100g de amostra de solo em 3 cápsulas, que foram previamente pesadas (tara), e então as cápsulas com as amostras foram pesadas (tara + solo + água) e colocadas na estufa por 1 dia a uma temperatura de 105 a 110°C. Após esse período as cápsulas foram retiradas da estufa e novamente pesadas (tara + solo). Com esses dados calculou-se então o teor de