estudante
Jacob Moreno procurou construir instrumentos que pudessem avaliar a estrutura e dinâmica dos grupos, desenvolve um método designado de sociometria, que consiste na análise de grupos que visa avaliar as relações no interior de um grupo humano.
É um método de observação e medida que recorre a técnicas de investigação, concretamente, ao teste sociométrico e ao role-play.
Jacob conclui que os grupos têm uma estrutura própria, composta por uma teia de atracções e rejeições. Organiza o teste sociométrico, para avaliar a estrutura dos grupos, identificar os elementos preferidos e rejeitados e determinar o papel de cada elemento no interior do grupo.
Os resultados obtidos são apresentados graficamente por sociogramas.
Na elaboração do sociograma cada elemento é representado por um rectângulo; cada escolha por uma seta a traço cheio (). Para representar uma atracção; a tracejado para representar uma rejeição. Quando não se é objecto de escolhas ou rejeições, é denominado um elemento isolado, indiferente aos outros elementos do grupo. Quando se é o membro mais escolhido fica designado de o líder sociométrico.
2. Indica os factores que contribuem para a coesão de um grupo.
Os factores são: proximidade física, trabalho semelhante e homogeneidade.
3. Apresenta as vantagens e desvantagens da coesão de grupo.
Vantagens:
- Maior cooperação
- Maior comunicação
- Mais produtividade
- Maior resistência às consequências de experiências negativas.
Desvantagens:
- Não-aceitação de críticas
- Resistência às mudanças e novas ideias.
4. Qual é a importância das normas?
As normas são interiorizadas pela socialização (através da família, comunicação social, escola e grupos em que estamos integrados).
As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não fazer em determinadas situações, ou seja, regulam as relações interpessoais e reflectem o que é socialmente desejável, orientando o