Proposta de criação de Depto de Projetos
Uma definição simples do que é Gestão de Projetos é planejar e organizar um trabalho futuro, tendo em vista as necessidades, os recursos, o prazo, os custos, os riscos, a comunicação, a qualidade e as pessoas envolvidas e afetadas por esse trabalho.
O papel determinante do planejamento nos empreendimentos motivou a criação de uma metodologia conhecida como Gerenciamento ou Gestão de Projetos. No final da década 60 surgiu o Project Mangement Institute (PMI), um instituto especialista em gerenciamento de projetos, que traz a padronização da disciplina de gerenciamento de projetos, semelhante a ISSO. Surgi pela necessidade da indústria norte americana que, na sua evolução, requeria mais controle técnico e econômico em suas companhias.
No Brasil a cultura de gestão de projetos está em processo de expansão. É aplicada em diferentes segmentos do mercado nacional, comércio, serviços, bancos, mas principalmente aderido pelas indústrias. Desde 1998 a divisão PMI tem representação em nosso país.
2. Gestão de Projetos
No ambiente competitivo dos negócios, os projetos têm papel importante na gestão estratégica das organizações. Os projetos são os vetores das mudanças, da implementação das estratégias e das inovações que trazem vantagens competitivas para as empresas. Cleland (1994) já dizia que nenhuma organização pode escapar do ritmo incansável das mudanças, seja ela por atualização de tecnologias, pela necessidade de mudanças em processos, entre outras.
Cada vez mais, a pratica de gestão de projetos vem sendo utilizada, porque facilitam o alcance de resultados e possibilitam a antecipação de possíveis falhas, o que permite a otimização dos recursos e aumento da competitividade da empresa.
3. Gestão de Projetos na IBL
Atualmente não há um departamento especifico que centralize a gestão de projetos na IBL, cabendo a cada departamento envolvido diretamente no trabalho a planejar e executar o projeto, acumulando as tarefas diárias com as tarefas