Projeto Sofa
É comum os consumidores ficarem em dúvidas a respeito das espumas dos sofás, cadeiras e poltronas! Quando entram na loja, não conseguem pessoas que expliquem de forma clara e convincente qual é a boa espuma para o assento de seu sofá, para o encosto, para proporcionar conforto ou a de melhor qualidade, portanto fiz esta matéria para esclarecer os principais pontos e ensinar o consumidor a ter e exigir em seu estofado espumas de qualidade.
Primeiro vamos informar o que é densidade; densidade é o peso de 1m3 de espuma, ou seja, é o peso que um colchão de 1.00 mt x 1.00 mt x 1.00 mt, ou de um colchão King Size de 1.90 x 1.60 x 0.33; portanto se quiser saber a densidade real da sua espuma basta pesá-la! Se uma espuma é D-33, ela deve ter 33 Kgs em 1 metro cúbico (m3), se você tem uma almofada de 40cm x 40cm x 10cm, basta converter para metros e multiplicar tudo que você terá o peso da almofada, se o peso for diferente do que resultar esta conta você está sendo enganado (considerar sempre 10% a mais ou menos de margem).
(É sempre importante pesar a espuma)
Exemplo:
Almofada de 40cm x 40cm x 10cm = 0.40 mt x 0.40 mt x 0.1 mt x 33 Kgs = 0,528 Kgs (este é o peso de uma almofada D-33 nas medidas de 40x40x10 cm)
Sabendo o que é densidade e como conferir se você não está sendo enganado, vamos ao principal ponto que é a escolha da espuma.Nem sempre a espuma boa para determinada pessoa é boa para todas pessoas e isso está diretamente relacionado a dois pontos, o peso da pessoa e a necessidade de conforto.
Segue agora um passo a passo para determinar a sua espuma:
1o) Escolhendo a densidade para o assento: Como o sofá não é exatamente um móvel pessoal, podemos adotar um cálculo universal para que sua espuma atenda todos seus convidados, portanto eu sempre recomendo para assento a D-33 primeiramente, que atende pessoas de 71 a 100 Kg com até 1.80 mts de altura, mas podemos também optar pela D-28,