Estudante
Eduardo Carmello www.entheusiasmos.com.br eduardo@entheusiasmos.com.br Para suportar as intensas mudanças nos próximos 10 anos, Aprendizes do Futuro compreendem que é necessário criar estratégias de capacitação onde a atenção esteja focada não no ensinar, mas no fomento da aprendizagem autodirigida, que modifica o desempenho e pode transformar realidades.
Num futuro próximo, educadores e gestores precisam saber criar situações e ambientes em que os aprendizes possam ser originais e sintam um alto nível de gratificação pessoal (sucesso psicológico, afirmação, sensação de ser eficaz) e profissional. Mais do que transmitir conteúdos ou construir exames, precisam ajudar os aprendizes a desenvolver seus talentos e saber empreender, pois estas serão atividades educacionais fundamentais para que o mesmo saiba agir e criar “seu próprio mundo” sustentável. Aprendizes do Futuro estão criando uma nova forma de “ser” e “conviver”, e assim, criando um novo mundo. Este é uma ótima oportunidade para escolas, organizações, educadores e líderes compreender como os “Aprendizes do Futuro” estão desenvolvendo estratégias para “Ganhar a Vida”. Quem são os Aprendizes do Futuro: 1 - São crianças, adolescentes e adultos que se sentem incomodados, angustiados e frustrados por receber um conjunto muito grande de informações irrelevantes, desinteressantes, que não acrescentam em nada na conquista de seus objetivos ou nos desafios reais que a vida lhe proporciona.
Os aprendizes do Futuro “crianças”, que ainda não têm capacidade de argumentação convincente, se expressam com irritação, incômodo ou desafeto com a escola, com professores, pais e muitas vezes, com a vida.
2- Aprendizes do Futuro que são “adolescentes e adultos” estão se virando melhor: acabam por criar, sozinhos ou em grupos, estratégias de aprendizagem bastante eficazes que garantam adquirir, incorporar e manifestar