Pavimentação asfáltica
Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final da terraplenagem, destinada técnicamente e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. Os tipos de pavimentos rodoviários são divididos basicamente em dois tipos: flexivel e rigido, atualmente está tendendo a usarmos nomenclatura pavimento concreto-cimento(rigido) e pavimento asfáltico(flexivel).
2.Pavimento Asfaltico
Os pavimentos asfalticos são do tipo flexivel, com sua estrutura dividida em subleito, reforço do subleito, sub-base, e o revestimento asfaltico. Cerca de 56,9% das rodovias brasileiras são desse tipo, pois ela proporciona forte união dos agregados, agindo como um ligante que permite flexibilidade controlável; é impermeabilizante, é durável e resistente à ação da maioria dos ácidos, dos álcalis e dos sais, podendo ser utilizado aquecido ou emulsionado, com ou sem aditivo. Em comparação com os pavimentos Cimento-concreto tem um baixo custo instantaneo, mas necessita de manutençao periodica e menor vida util de acordo com fluxo de transportes.
3. Ação da estrutura
O pavimento age absorvendo os esforços gerados pelo trafego de veiculos e distribui integralmente no corpo da estrutura e até transmitir o esforço para a fundação, cada camada recebe os esforços de acordo com a espessura e rigidez de cada camada, além da interação entre elas.
E ainda:
Ele deverá ter uma espessura total e a força interna suficiente para suportar as cargas de tráfego esperadas.
Uma compactação adequada vai evitar a penetração ou acumulação interna de umidade
E ter uma superfície de extremidade lisa, antiderrapante, resistente à abrasão e resistente à distorção e deterioração pela ação de químicos anticongelantes. 4. Análise
-Ligante Asfaltico
Na escolha do ligante mais adequado, devem-se considerar