Estudante
CURSO DE ODONTOLOGIA
ABORDAGEM ODONTOLÓGICA PARA PACIENTES COM DISTURBIOS HEMATOLÓGICOS
JULIANA ALVES
JUAZEIRO DO NORTE – CE
2014
Sumário
1. HEMOFILIA E DOENÇA DE VON WILLEBRAND 3
Hemofilia 3
Doença de Von Willebrand 4
ABORDAGEM ODONTOLÓGICA AOS PORTADORES DE COAGULOPATIAS 5
Técnica anestésica 5
Periodontia 6
Dentística 7
Endodontia 7
Prótese 8
Ortodontia 8
Cirurgia 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1. HEMOFILIA E DOENÇA DE VON WILLEBRAND
As coagulopatias hereditárias são doenças hemorrágicas resultantes de deficiência quantitativa e/ou qualitativa de uma ou mais proteínas plasmáticas (fatores da coagulação). Dentre elas, as mais comuns são a hemofilia e a doença de von Willebrand.
Os pacientes com coagulopatias podem negligenciar sua saúde bucal devido ao medo de sangrar durante a escovação dental e o uso do fio dental. Tal negligência pode aumentar o risco de gengivite, periodontite e cárie. Os profissionais de Odontologia devem estar cientes do impacto das desordens sanguíneas no tratamento dental dos seus pacientes, visto que os cuidados profiláticos, restauradores e cirúrgicos dos pacientes com coagulopatias são mais bem realizados pelos clínicos que têm conhecimento sobre a patologia, as complicações e as opções do tratamento associadas com estas circunstâncias. O reconhecimento inicial de uma desordem sanguínea, que possa indicar a presença de um processo patológico sistêmico, pode ocorrer durante a prática dental (GUPTA e CABAI, 2007)
Pacientes portadores de coagulopatias hereditárias, tais como hemofilia e doença de von Willebrand, apresentam alto risco de sangramento na cavidade bucal, principalmente após procedimentos cirúrgicos ou traumas mucosos.
Dessa forma, alguns cuidados devem ser seguidos, tais como: uso cuidadoso de sugadores e de bomba a vácuo, a fim de evitar lesões nas mucosas com risco de formação de hematomas; nas moldagens para confecção de próteses ter