Estudante
CAMPUS BARRA DO BUGRESDISCENTE: MILTON MUSTIFAGA
DISCIPLINA: TEORIA E MÉTODO DE PESQUISA
A pesquisa é a ação pela qual se objetiva obter ciência sobre algo. Conclui-se que no cotidiano se está sempre pesquisando, quando buscamos informações para solucionar algum problema. Em um conceito mais restrito quando se objetiva a elaboração sobre um determinado tema, a ação da pesquisa deve ser voltada aos elementos específicos. O conhecimento que se conquista é para descobrir métodos e esclarecer o tema, baseando em outras pesquisas.
Assim está se desenvolvendo uma pesquisa, sempre visando o conjunto de conhecimento para alcançar aquilo que não se tem muita clareza, construindo metodologias mais adequadas para melhorar a compreensão do homem, da natureza, das relações humanas, econômicas e culturais. A pesquisa fortalece-se de alguns elementos peculiares para obter segurança quanto ao tipo de saberes. Percebe-se, que não há um modelo fidedigno*, na construção de conhecimentos, há sempre margens de incerteza, não existem verdades reveladas ou dogmas pré-estabelecidos, ou seja, não há um conhecimento absoluto e definido.
Cada pesquisador com sua investigação tem que construir o seu aporte teórico. O conhecimento cientifico se elabora, aprimora-se através de vários procedimentos e pela criatividade deste. Na pesquisa torna-se relevante os dados coletados, esses podem ser desde um conjunto de medidas até depoimentos, entrevistas, diálogos, discussões, acrescentando algo à compreensão do problema que se investiga. O saber é relativamente determinado por certas circunstancias e está ligado ao momento histórico, aos contextos, as teorias, aos métodos, a técnica que o pesquisador elenca para produzir a investigação cientifica. Tem-se que admitir que a ciência na contemporaneidade, criou grandes reflexões, pois o desenvolvimento das varias tendências não podem ser isoladas das condições histórico-sociais.
Nota-se um avanço enorme de