Estudante
1. Qual foi a motivação para Lutero abandonar os estudos de Direito e entrar num mosteiro, escolhendo a vocação religiosa?
R: Promover a reforma na igreja.
2. Qual era a visão inicial de Lutero a respeito da figura de Deus? Como ele via a relação de Deus com o ser humano?
R: Que Deus era severo, e que condenada quem não seguia seus mandamentos. Ele pensava que para se aproximar de Deus, tinha que existir fé e amor em Deus.
3. Qual foi a mudança que ocorreu em Lutero, depois de algum tempo, na relação com este Deus?
R: Ele percebeu que Deus está através de obras da natureza, e que de algum modo ele estava no meio das criaturas.
4. Qual foi a principal questão religiosa que gerou em Lutero a reação contra a Igreja e que provocou o debate entre Lutero e a cúria papal?
R: Ele se viu revoltado pela venda de indulgências, que era proposto por Roma, para que as pessoas se vissem livre de seus pecados, e conseguissem alcançar a salvação, inclusive vendia o perdão de parentes mortos, e foi vendo essa venda em Roma que Lutero se revoltou.
5. O que representou para a Reforma a tradução da Bíblia para a língua alemã. Qual o efeito disto para o poder da Igreja Católica?
R: A interpretação da bíblia do modo que eles liam, não do modo que Roma dizia que era. Perceberam que as verdadeiras palavras não era o que Roma dizia, era a verdade que Lutero falava.
6. Na discussão entre Lutero e o representante do papa, o que foi exigido para que Lutero não recebesse a bula de excomunhão da Igreja?
R: Que ele concordasse com os termos impostos por Roma, e que ele voltasse atrás no que tinha dito e os seus livros fosse retirados da comunidade.