Estudante
Disciplina: SAÚDE DA COMUNIDADE II
População alvo: Graduandos do 2º período do Curso de Medicina.
Carga horária total: 180 horas/aula
Créditos: 7
Período: 31/01/11 a 08/07/11.
Local: Prédio da FUNEMAC, Estratégia de Saúde da Família da Aroeira e Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.
Horário: Terça-feira de 08h às 12h e Quinta-feira de 13h às 17h.
Professores: André Ricardo Araújo da Silva, Giuseppe Pastura e Karla Santa Cruz Coelho
Tutora: Luciana Cabral Matulevic.
Planejamento da disciplina
Apresentação
A disciplina Saúde da Comunidade II do Curso de Medicina tem por objetivo apresentar e discutir as conformações das redes assistenciais e dos modelos de atenção à saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Nela, serão abordados temas que: contribuam para a análise dos diferentes modelos de atenção à saúde no mundo; ofereçam condições para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a realidade de saúde; e permitam reconhecer o desenvolvimento de ações básicas de saúde que podem reduzir a morbimortalidade infantil.
Objetivos
❖ Discutir os significados do termo modelo identificando os traços fundamentais dos modelos de atenção à saúde predominantes no Brasil. ❖ Identificar e refletir novos modos de atenção à saúde. ❖ Identificar e compreender as principais ações básicas de saúde que têm por objetivo final a redução da morbimortalidade infantil.
Ementa
❖ O Sistema Único de Saúde. ❖ Saúde e Sociedade. ❖ Políticas de Saúde. ❖ Epidemiologia e vigilância epidemiológica ❖ Ações básicas de saúde visando a redução da morbimortalidade infantil.
Conteúdo Programático
Módulo 1: Níveis de atenção e novos modelos de atenção à saúde ❖ Modos de organizar os níveis de atenção à saúde ❖ Integralidade, vínculo, produção de autonomia, relação com a gestão e com a clínica. ❖ O que é integralidade? ❖ Qual o modelo de atenção à saúde no Brasil? ❖ E qual o modelo