Resenha: uma hipótese de werner heisenberg e o sentimento de solidão humana determinado pelo impacto das mudanças na explicação do cosmos

744 palavras 3 páginas
RESENHA
JACOB, R. A. T. Uma hipótese de Werner Heisenberg e o sentimento de solidão humana determinado pelo impacto das mudanças na explicação do Cosmos. Um estudo a partir de Representações Sociais na Literatura Ocidental. 2010. 160 f. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

Raquel Aparecida Tonolli Jacob, sob a orientação da professora Dra. Zelia Ramozzi-Chiarottino, apresenta sua tese de doutorado defendida em 2010 pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de um texto teórico e reflexivo sobre a teoria de dois pensadores fundamentaisra a Filosofia da Ciência – o físico alemão Werner Heisenberg e o psicólogo social Serge Moscovici.

O objetivo da tese é explorar a hipótese de Werner Heisenberg, para a qual as mudanças históricas do paradigma científico, que levam a uma matematização e axiomatização do conhecimento sobre o Cosmos, acabam por provocar um sentimento de solidão e abandono no ser humano à medida que rompem-se suas concepções sobre a natureza. Essa hipótese, explica Jacob, preconiza a profunda crise existencial vivenciada pelo homem contemporâneo que “já não se sente senhor do seu destino” (p. 13), ou seja, uma crise derivada da ruptura de antigas ideias sobre a possibilidade de acesso direto aos fenômenos da natureza, tornando os “alicerces da existência móveis e sem solidez”, nas palavras de Heisenberg.

Ao apresentar a hipótese descrita acima, Jacob discute, ao mesmo tempo, o que considera ser tais mudanças paradigmáticas associadas às mudanças na Cosmologia. Neste ponto, a autora se baseia nos conceitos de Gilles Gaston Granger, filósofo francês para quem as mudanças de paradigma envolvem, necessariamente, uma incompatibilidade e uma incomunicabilidade entre diferentes estruturas de conhecimento.

Para Granger, uma típica mudança de paradigma ocorreu na passagem da física aristotélica, com foco no repouso da matéria, para a física de

Relacionados

  • Walter Isaacson Einstein Sua Vida Seu Universo
    260477 palavras | 1042 páginas
  • As Mascaras do Ateismo
    111075 palavras | 445 páginas
  • O Imbecil Coletivo
    163516 palavras | 655 páginas
  • Pesquisa de opinião de mercado
    128645 palavras | 515 páginas
  • Filosofia, lógica e existência
    192028 palavras | 769 páginas