Sociologia
UMA PROPOSTA DE PARCERIA
Relation school and family: a partnership proposal
Luciana Maria Caetano
Instituto de Psicologia / Universidade de São Paulo / USP
Resumo: Quando os professores relatam que o fato da “família não ir bem” influencia o desenvolvimento escolar dos alunos, estão certamente, imbuídos de razão. Porém, apenas diagnosticar as dificuldades dos pais, providenciará um maior afastamento da família, pois os professores é que são especialistas em educação. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola, implica em colocar-se no lugar do outro, e não apenas na troca de idéias ou favores, como aquela colaboração tão conhecida do pai que envia à escola uma contribuição mensal, e a prenda para a festa junina. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições. Reforça-se então, a necessidade dos educadores dispensarem alguns momentos da sua formação, para refletirem e reconstruírem essa relação.
Palavras- Chave: escola e família, reunião de pais, formação de professores
Resumen: Cuando los profesores relatan que la causa de “la familia no estar bien”, influencia el desarrollo de los alumnos en la escuela, están, sin duda, imbuidos de la razón.
Pero solamente diagnosticar las dificultades de los padres, causa el mayor alejamiento de la familia, porque los especialistas en educación son los profesores. La interacción es unicamente la relación cooperación entre la familia y la escuela, lo que lleva a la implicatión de uno ponerse en la situación del outro, y no tan solamente en el cambio de ideas o favores, como aquella muy conocida, del padre que lleva a la escuela una contribuición mensual en dinero o la ayuda con comida en las festividades. Es el