estudante
A ergonomia é a aplicação dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para conceber instrumentos, máquina e dispositivos que possam ser utilizados pelo maior numero de pessoas, com o máximo de conforto, segurança e eficácia. O principal objetivo prático da ergonomia é elevar a qualidade de vida do ser humano, e assim elevar seu desempenho no trabalho, diminuir a fadiga, evitar doenças e acidentes, tendo por consequência um melhor resultado qualitativo e quantitativo das atividades realizadas.
As condições ambientais como dimensão, iluminação, ventilação, ruídos e equipamentos interferem diretamente nos hábitos dos usuários da residência.
A ergonomia começa a escrever a sua historia como disciplina, apenas nos últimos 50 anos. A preocupação com alguns fatores da ergonomia para o desenvolvimento de projetos para os espaços da habitação veio surgindo, historicamente, de maneira gradual, a partir dos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna – CIAMs.
O design possui como foco principal a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos produtos, para atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários. A importância da ergonomia durante a elaboração de projetos, seja este de produto ou num ambiente, deve ser considerada como condição primordial para garantia de resultados positivos. O tamanho do homem deve ser considerado no projeto, a relação do corpo humano com a escala do edifício. O trabalho doméstico, planejamento das atividades e o desenho dos espaços, equipamentos e mobiliário são extremamente importantes para limitar o esforço muscular do usuário em aproximadamente 20% da sua potencia total.
Considerações sobre medidas em projetos:
Cozinha: Para uma boa circulação das pessoas numa cozinha, recomenda-se o uso mínimo, das seguintes medidas:
• 60 centímetros para passagem de uma pessoa;
• 100 a 120 centímetros para passagem de uma pessoa;
• 80