Estudante
2° Lista de exercícios de Estradas de Rodagem
1) O que é superelevação?
2)
Superelevação é a inclinação transversal necessária nas curvas a fim de combater a força centrífuga desenvolvida nos veículos e dificultar a derrapagem.
3) O que é superlargura?
Acréscimo total de largura proporcionado às pistas de rolamento de rodovias em curvas, de forma a considerar as exigências operacionais então decorrentes, e assegurar um padrão adequado de segurança e conforto de dirigir.
4) O que é comprimento de transição? Quais são os critérios máximos e mínimos adotados?
O comprimento de transição é a distância ao longo da qual se procede à distribuição da superelevação (e, por conveniência, também à da superlargura), passando-a da condição de tangente, onde tem valor nulo, à condição de curva circular, onde assume o valor definido para o raio da curva.
O DNIT estabelece critérios objetivos para fixar os comprimentos mínimos e máximos admissíveis para os comprimentos de transição, recomendando que sejam também observados alguns critérios complementares na determinação dos comprimentos de transição – e, consequentemente, dos comprimentos das curvas de transição – a serem utilizados nas concordâncias horizontais.
1. Critérios para comprimento mínimo de transição;
2. Critérios para comprimento máximo de transição;
3. Critérios complementares.
5) O que é distancia de visibilidade?
A distância de visibilidade é o comprimento da rodovia, em extensão contínua, que é visível ao condutor de um veículo, a sua frente.
6)
Condição limite de não deslizamento – Ff + Wp = Fp (I)
Wn = W cos a Wp = W sen a
Fp = (Wv²/ gR) cos a Fn = (Wv²/ gR) sen a
Ff = f (Wn + Fn) = f (W cos a + (Wv²/ gR) sen a)