Estudante
Aluna: Cáthia Lima, Curso: Pedagogia – Manhã.
Recife, 24 de janeiro de 2014.
Disciplina: Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa 2, Professora: Ana Cláudia Rodrigues
Atividade: Resenha Crítica: Leitura.
O artigo se dedica a fazer algumas observações sobre a importância da leitura na alfabetização, atentando ao fato de que, várias vezes, dizemos que a criança está alfabetizada, que sabe ler, mas ao ser questionada sobre um assunto que tenha lido, ela não sabe responder. Sendo assim, entendemos que o fato de não responder pode significar que não tenha havido o processamento da informação e não ocorreu a compreensão, nem a aprendizagem e que fatos dessa natureza têm sido responsáveis pelos índices elevados de analfabetismo e reprovação no país.
A importância do saber ler na alfabetização requer uma atenção especial do educador em criar estratégias de treinamento de leitura que auxiliem a criança a desenvolver a capacidade de ler e fazer algumas inferências, apropriando-se do texto para compreendê-lo a partir de uma interação entre o autor e o pequeno leitor. A leitura deve ser ensinada de forma a dar condições ao estudante de ser crítico e argumentativo para defender seu ponto de vista. Os treinamentos e estratégias de ensino dos professores, utilizados durante os estudos, deverão dar-lhe condições de argumentar de forma coerente.
Acreditamos que o professor alfabetizador será o principal motivador da criança em sua primeira fase de aprendizagem, devendo estar sempre atento às mudanças, à formação continuada e tenha segurança e competência para escolher corretamente a maneira como deve ensinar seus alunos a ler e compreender as leituras para que o processo de aprendizagem aconteça de forma natural e sem frustrações. Mas, se as frustrações acontecem, é preciso que alguém esteja atento para resgatar a autoestima do aluno, já que dificuldades de aprendizagem ou má qualidade do ensino são motivos de reprovações e