Estudante
Denomina-se arquitetura vernacular a todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Desse modo, ela apresenta caráter local ou regional. São também construções onde os conhecimentos são transmitidos de geração para geração.
Iglu
É um abrigo de neve utilizado por seres humanos que habitam em zonas de frieza extrema. Este abrigo requer a “neve endurecida” achada em áreas desarborizadas que podem ser cortadas em blocos.
Protege contra as temperaturas extremas do ar livre. O calor é provido pelo calor de corpo dos habitantes ou fontes de calor como uma fogueira.
Sua entrada é através de um buraco feito no chão para que o vento não entre pela “porta principal”, na frente deste buraco é construído um muro com as mesmas pedras de gelo, para que o vento não passe facilmente para dentro e para que a neve não se acumule de forma a fechar a passagem de saída/entrada do iglu
Espaço Interior
Os iglus podem ser grandes o suficiente para acomodar até 20 pessoas em seu interior. A temperatura é estável, visto que é o gelo mantém o calor no interior. E ainda, a forma arredondada impede que o frio concentre-se nos cantos, deixando gelado o centro, e possibilitando, assim, o uso das fogueiras no centro e a acomodação das pessoas nos cantos.
Como Construir um Iglu
Equipamento
A única ferramenta necessária além de uma pá de neve é uma serra. Um machado ou facão pequeno é prático para moldagem dos blocos de neve, mas não é necessário.
Local Adequado
Um local com muita neve é necessário para construir um iglu forte o suficiente para suportar os blocos de neve. Mesmo se a camada superior de neve é macia, pode se encontrar neve dura embaixo. Use estacas para fazer um círculo, marcando a base da cúpula. A profundidade da neve deve ser de pelo menos 1m, onde é colocado o iglu.
Construção
As bordas de cada bloco de neve devem ser alisados e angulados