estudante
1.Introdução Entende-se por adensamento a deformação plástica e a redução do índice de vazios de uma massa de solo em função do tempo e da pressão aplicada.
O ensaio é feito em estágios de pressão aplicada em corpos de prova, geralmente indeformados e saturados, confinados lateralmente com a conseqüente aferição da redução de sua altura. Desse ensaio são interpretados parâmetros fundamentais para o cálculo de recalques por adensamento.
2.Objetivo Realização do ensaio de adensamento em corpo de prova indeformado de solo. Construção de curvas que relacionam deformações com o tempo e índices de vazios com pressões.
3.Equipamentos - Prensa devidamente equipada com a célula de adensamento (edômetro);
- Instrumento (extensômetro mecânico ou transdutor elétrico de deslocamento) para a realização das medidas de deformações;
- Jogos de pesos para transmissão de pressão ao corpo de prova;
- Cronômetro para o acompanhamento dos tempos de leituras.
4.Preparação do Corpo de Prova - O corpo de prova, sem sofrer deformações, é talhado através do próprio molde cilíndrico usado na prensa; - Instala-se o corpo de prova entre duas pedras porosas, no edômetro, o qual deve estar cheio de água para a saturação por 24 horas.
5.Procedimento Experimental - Aplica-se uma determinada (pressão) no corpo de prova e realizam-se leituras no extensômetro nos instantes 15 e 30s, 1, 2, 4, 8, 15, 30 min etc, até que haja estabilização das deformações.
- Dobra-se a carga aplicada e procede-se como descrito anteriormente.
6.Cálculos - Índice de Vazios num instante qualquer: e = h/hs - 1, sendo hs = ho /(1+eo), onde: e - índice de vazios; h - altura do corpo de prova no dado instante; hs - altura reduzida do corpo de prova (altura de sólidos); ho - altura inicial do corpo de prova; eo- índice de vazios inicial.
- Pressão Aplicada= Carga aplicada/Área do corpo de prova.