resumo
Josiane Sacramento Ribeiro
A Atuação Do Engenheiro No Brasil
Governador Valadares
2014
A Atuação Do Engenheiro No Brasil
Os profissionais da área tecnológica atuam em um espectro de atividades desde o chamado chão de fábrica até as funções gerenciais.
Por isso, somente um terço dos engenheiros brasileiros atua diretamente na área de formação, o que o torna um profissional polivalente. Com isso, muitos se empregam em outros ramos da economia.
A falta de vivência dos docentes que optaram pela carreira acadêmica é mais aguda quando o professor obtém titulação pós-graduada. Por isso, os docentes tendem a priorizar as atividades de ensino e pesquisa, restringindo seus conhecimentos ao círculo da academia e à discussão entre seus pares.
Não seria justo colocar a responsabilidade desta situação no docente engenheiro, uma vez que as empresas brasileiras não valorizam a formação dos profissionais que recruta para seus quadros.
A razão talvez possa ser uma falta de vocação destas empresas para a inovação e a competitividade internacional, situação em que profissionais com formação mais completa é recomendável, como um diferencial.
Os motivos desta timidez das nossas empresas em relação à competitividade internacional e à inovação de produtos para o mercado são muitos e também não se encontram somente nelas próprias.
O profissional mais titulado, o doutor, é, em todo o mundo, uma importante alavanca para o desenvolvimento das tecnologias sofisticadas baseadas em processos inovadores de P&D nas empresas.
O fato de que esse profissional é considerado extremamente importante nas empresas dos países tecnologicamente mais desenvolvidos pode ser comprovado pelas estatísticas. Nos EUA, 80% dos pesquisadores estão empregados nas empresas privadas, enquanto no Brasil este número não chega a 27%. No Japão e na Coréia 75%, dos pesquisadores estão nas empresas.
Em 2010, havia no Brasil cerca de 87 mil doutores no setor