Estudante
O Brasil concentra 12% da água doce disponível em rios no mundo e possui também o maior rio do mundo, o rio Amazonas. Além disso, 90% dos estados brasileiros recebem chuvas durante todo o ano. Mas apesar da abundancia em água em alguns locais do Brasil se observa a falta de água por conta da má distribuição de água e pela poluição da água.
A quantidade de água doce disponível em lagos e rios no mundo é suficientes para saciar sete vezes as necessidades anuais de cada pessoa no planeta, mas apesar de parecer um recurso abundante, é na verdade um recurso muito escasso, correspondendo somente à 0,3% de água doce disponível no mundo, que só tem 2,5% de água doce.
A escassez e a má distribuição de água em alguns lugares do mundo geram conflitos relacionados à água, problemas que acontecem principalmente quando o país começa a se industrializar, ou exercer novas atividades com a água.
A falta de saneamento básico no nosso país, principalmente na área urbana, compromete a qualidade de vida da população e do meio ambiente. Enchentes, lixo, contaminação de mananciais e outras, tem uma ligação com muitas doenças e muitas mortes, principalmente de crianças são causadas por essas doenças transmitidas pela água.
O setor industrial é responsável por 25% do uso da água no mundo e o principal responsável pela sua deterioração. Esse consumo cresce em países em desenvolvimento por conta da fácil aquisição do produto e a falta de leis que regularizem o seu uso no setor.
A irrigação é a atividade que mais consome água no país e a que mais desperdiça, é desperdiçada pois na maioria dos locais no Brasil são usados métodos pouco eficientes que desperdiçam ate 50% da água usada na atividade. Esse problema pode ser resolvido com investimentos em métodos mis eficientes e o estudo das culturas a serem plantadas.