Estudante
A saúde
Saúde é o estado e a representação mental da condição individual que varia no tempo (equilíbrio em cada momento da sua vida, de acordo com os desafios que cada situação lhe coloca), o controlo do sofrimento, o bem-estar físico e o conforto emocional e espiritual. Sendo uma representação mental, trata-se de um estado subjetivo. Portanto, não pode ser tido como conceito oposto ao conceito de doença.
A saúde é o reflexo de um processo dinâmico e contínuo.
A pessoa
A pessoa é um ser social e agente intencional de comportamentos fundamentados nos valores, nas crenças e nos desejos da natureza individual, o que torna cada pessoa num ser único, com dignidade própria e direito a autodeterminar-se.
Os comportamentos da pessoa são influenciados pelo ambiente no qual ela vive e se desenvolve. Toda a pessoa interage com o ambiente, modificando-o e sofrendo a sua influência.
Na medida em que cada pessoa, na procura de melhores níveis de saúde, desenvolve processos intencionais, podemos atingir um entendimento no qual cada um de nós vivencia um projecto de saúde. A pessoa pode sentir-se saudável quando se adapta e integra as alterações ocorridas ao longo da vida no seu projecto de vida, pelo que esta análise pode não ser efectuada da mesma forma pelas outras pessoas.
A pessoa também é centro de processos não intencionais. As funções fisiológicas (processos não intencionais) são um factor importante no processo de procura contínuo do melhor equilíbrio. As funções fisiológicas são influenciadas pela condição psicológica das pessoas, e, por sua vez, esta é influenciada pelo bem-estar e conforto físico. Esta inter-relação torna clara a unicidade e indivisibilidade de cada pessoa; assim, a pessoa tem de ser encarada como ser uno e indivisível.
O ambiente
O ambiente de vivência e desenvolvimento é constituído por componentes humanos, físicos, políticos, económicos, culturais e organizacionais, que condicionam e actuam sobre os estilos de