patologia
a) Flagelo: São formados por uma proteína denominada flagelina e sua função é promover a locomoção celular
b) Fímbria ou pili: De natureza protéica, possui composição variada. Há várias funções associadas a diferentes tipos de fímbrias. Um tipo conhecido como Fímbria F ( fímbria sexual) serve como condutor de material genético durante a conjugação bacteriana. E outros tipos funcionam como sítios receptores de bacteriófagos e como estruturas de aderência ás células de mamíferos e outras superfícies. Essa propriedade de aderência a superfícies permite sua fixação aos tecidos.
c) Cápsula: Composição lipossacarídica e suas funções são: aumento da capacidade invasiva de bactérias patogênicas (escapam da ação fagocitária), promover a adesão das bactérias em diferentes substratos(ex.: dentes) e é um reservatório de água e nutrientes
d) Ribossomos: Partículas citoplasmáticas responsáveis pela síntese protéica e atuam na síntese das cadeias polipeptidicas, composta de RNA (60%) e proteína (40%). Possui a mesma função em procariotos e eucariotos.
e) Endosporos: São estruturas formadas por algumas espécies de bactérias Gram-positivas. A formação do esporo é um tipo de diferenciação celular que ocorre em resposta a uma situação desfavorável do meio ambiente. As capas do esporo são compostas de proteínas. O esporo é uma estrutura resistente a condições ambientais adversas, como a temperatura alta, a substancias químicas tóxicas, a presença de radiações e a ausência de agua. O citoplasma do esporo é desidratado e contem dipicolinato de cálcio que está envolvido na resistência a calor.
f) Plasmídio: São moléculas de DNA circulares, cujos genes conferem vantagens seletivas as células que as possuem. Os plasmidios são capazes de autoduplicação independente da replicação cromossômica e freqüentemente codificam fatores de virulência e fatores de resistência a antibióticos. Algumas formas estão envolvidas na replicação bacteriana.
3 -Por que a partir da