EStudante
EXERCÍCIO DE PRÁTICA III
Nome:
Disciplina: Prática III
Exercício: Filme Escritores da Liberdade
Curso: Matemática
Professor:
Período:
3° Período
Data: junho/2013
Destacar as questões didático-pedagógicas e sociais do filme, bem como a postura da professora “G.” diante das mesmas.
A professora Erin Gruwell, recebeu uma classe de adolescentes onde a maioria estava em condicional e eram considerados “problemas”, pois muitos não possuíam interesse em estudar e logo desistiam. Disposta a enfrentar o desafio, ao chegar à sala de aula percebe que não há recursos modernos que possam auxiliá-la nas atividades docentes como há nas outras salas. Em seu primeiro dia de aula a professora depara com as resistências dos alunos e nota que é necessário adequar seu planejamento de aula àquela turma. Logo é possível notar a importância do planejamento para uma boa conduta das atividades do professor.
Nas aulas seguintes mesmo buscando outros recursos a professora ainda sente dificuldades de comunicar-se com seus alunos e então, ela muda sua postura de dirigir as aulas, mostrando mais autoridade em sala.
Na procura de livros didáticos para repassar aos alunos, a direção da escola nega, dizendo que muitos alunos não sabem manusear os livros. Sem apoio da direção e de seus colegas ela procura outras estratégias para lecionar com sua turma.
Com o intuito de conhecer melhor os alunos e criar um laço de confiança entre eles, ela cria um jogo de linha com perguntas simples e pessoais, identificando assim os reais problemas sociais de cada um. Fatores como violência, discriminação, pobreza são expostos e vistos como atitudes que acabam influenciando na vida dos alunos. Ela compra diários com seu próprio dinheiro e os distribui aos alunos com a intenção de que eles registrem suas experiências e se quiserem, os deixe para ela ler. Dessa maneira a professora consegue