estudante
CORROSÃO UNIFORME
Se da pela perda uniforme da massa, onde tem como consequência há redução da espessura na área de ataque do metal. Ocorre quando a exposição do aço carbono em um ambiente agressivo e não a um sistema que proteja a peça, assim durante o manuseio da peça pode ocasionar em uma ruptura do sistema protetor, onde este deve ser rapidamente reparado antes da formação de pilhas de ação local ou aeração diferencial. Esse tipo de corrosão é associado a “micropilhas” de ação localizada sendo assim considerada a mais comum entre os tipos de corrosão especialmente aquelas em peças expostas a atmosfera e meios que propiciem corrosões uniformes no ataque da superfície do metal. Por ser do tipo uniforme a corrosão na superfície seu acompanhamento por controles é facilitado como por exemplos em casos de equipamentos e instalações quando a perda da espessura é homogênea. Mesmo seu controle sendo fácil não é de menos importância sua ação no ponto de vista de desgaste pois a redução da espessura do material tem como consequência a diminuição da sua resistência a esforços, como as tensões levando assim a ruptura do material e a vida útil do material é reduzida e ele se torna vulnerável e a possíveis falhas e riscos de acidentes.
Corrosão Uniforme em Tubo Enterrado
Fonte:Gentil(2003)
CORROSÃO EM PLACAS
Se da quando a corrosão formam placas que vão se desprendendo progressivamente do material. Muito comum em metais que formam película inicialmente protetora mas quando se tornam mais espessas fraturam e consequentemente perde a aderência expondo assim o metal a novos ataques. Esse tipo de corrosão se da em regiões da superfície e não em toda a extensão assim formando placas com escavações.
Corrosão em placas
Fonte:GENTIL(2003:43)
CORROSÃO ALVEOLAR
Esse tipo de corrosão ocorre na superfície do metal produzindo sulcos ou escavações muito parecidos a alvéolos apresentando assim fundo redondo