estudante
HOSPITALAR
Carlos Tiago Martins Moura
Farmacêutico
Serviço de Farmácia - HUWC
INTRODUÇÃO:
A farmacotécnica hospitalar é um serviço que propicia grande economia para a instituição pois a economia obtida com os produtos é de quase 85%, sendo a média geral em torno de
70%.
A farmacotécnica hospitalar disponibiliza medicamentos e soluções que o mercado não disponibiliza ou que têm alto custo, em diferentes concentrações, quantidades e volumes. VANTAGENS DA
MANIPULAÇÃO
Medicamento personalizado: a dose certa onde o médico prescreve doses que não estariam disponíveis no medicamento industrializado, atendendo a cada paciente. Além disso, o rótulo é personalizado evitando confusões e trocas.
Associações benéficas: na manipulação o médico pode usar vários medicamentos que complementam o tratamento, numa única fórmula, para evitar que o paciente tome vários medicamentos. O farmacêutico avalia sempre a incompatibilidade entre as substâncias.
Vínculo médico-paciente-farmacêutico fortalecido, com acompanhamento do caso por profissionais de saúde que se complementam para o objetivo comum de promover a saúde total do cliente.
Custo reduzido do medicamento por envolver processos mais artesanais. DEFINIÇÃO:
É o setor da farmácia responsável pela manipulação das preparações farmacêuticas necessárias ao hospital, na forma de dosificação eficaz e segura, com apresentação adequada. É também o setor responsável pela manipulação de saneantes.
OBJETIVOS:
Preparação de fórmulas não existentes no mercado;
Manipulação de germicidas;
Manipulação de produtos estéreis, o que engloba a Nutrição parenteral e a
Quimioterapia (dependendo da especialidade do hospital)
ATIVIDADES E DIVISÕES DA
ÁREA DE FARMACOTÉCNICA:
Aquisição de matérias-primas e embalagens
– SALA DE EMBALAGENS
Lavagem e reciclagem de embalagens;
Manipulação (SÓLIDOS, SEMI-SÓLIDOS
LÍQUIDOS E SANEANTES);
Controle de qualidade (pode ser