estudante
- Surge nos fins dos anos de 1970 tendo como seus principais expoentes: Manacorda, Makarenco, Suchodolski, Charlot, Snyders, Libâneo e Saviani. Nesse momento o Brasil esta sob o regime militar o que se torna um meio propicio para o surgimento de uma pedagogia que visa a busca de uma transformação e que procura perceber a realidade do indivíduo.
- A escola é um lugar de transformação;
- O ensino-aprendizagem se dá a partir das experiências dos próprios indivíduos e da formação de pré-supostos também. Assim a aprendizagem tem principalmente como base, a vivência, o meio no qual está inserido o individuo e é feita a partir da critica dessa experiência, a partir das trocas entre o meio e as pessoas.
- O professor nesse processo, se torna um mediador dessas criticas, dessas trocas entre o aluno e o meio no qual está inserido. O aluno tem o papel de buscar novas trocas e fazer a critica dessas novas relações a partir das mediações do professor.
- A didática se dá a partir da relação entre os conhecimentos já existentes dos alunos, os que foram adquiridos através das vivencias e dos conteúdos ministrados pelo professor.
Pedagogia Libertadora
- Surge nos anos de 1960 e tem em Paulo Freire seu principal pensador.
- A aprendizagem seria o desvendar da realidade e criticar essa realidade para tentar buscar a liberdade.
- A metodologia se dá através da problematização da prática social.
- A relação entre professor e aluno seria de mão dupla e de mútuo ensinamento e aprendizagem. O professor também é um mediador, porém ele também aprende nesse processo.
- A educação procuraria conscientizar, o que possibilitaria a transformação da sociedade. Seria uma finalidade sociopolítica.
- A escola teria o papel de criticar as relações do homem no meio no qual vive e entre eles.
Pedagogia Libertária
- A escola procura mudar os alunos no sentido de libertá-los e de certa forma mostrar que podem fazer frente ás ideologias do estado.
- Tem