trabalho de ciencias sobre alecrin
O alecrim pimenta é encontrado no sertão nordestino. "Vários trabalhos científicos apontam a planta como um antimicrobiano. Mas não encontramos na literatura nada referente a sua atuação em bactérias em alimentos", diz a pesquisadora.
ALECRIM-DO-CAMPO Baccharis dracunculifolia
Partes usadas: Folhas e flores.
Família: Asteraceae
Características: arbusto lenhoso, nativo do Brasil, de crescimento rápido, medindo entre 0,5 e 4,0 m de altura, que ocorre da região sudeste à região sul do Brasil. o clima subtropical.
Dica de Cultivo: É considerada uma espécie invasora de campos e pastagens abandonadas, onde adapta-se facilmente a solos ácidos e pobres em nutrientes. É a principal matéria prima da própolis verde.
Outros Nomes: Vassoura, vassourinha.
Princípios Ativos: Óleos essenciais.
Propriedades: Tônico, eupéptico, febrífugo, aperiente, digestiva.
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Descrição
Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é verde brilhante. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.
Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, óleo essencial, pineno, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.
A sua flor é muito