Estudante
1º) Conhecer as características das linguagens de programação traz inúmeros benefícios. Por exemplo, se conhecermos bem as características das linguagens podemos apontar a mais apropriada para usar na implementação de determinada aplicação. O maior domínio das linguagens em geral facilita o uso das linguagens e o aprendizado de novas, com tamanho conhecimento das linguagens em geral, é maior a probabilidade de desenvolvimento de uma nova linguagem, o que beneficiaria toda a comunidade da computação.
2º) A legibilidade está relacionado com a facilidade de compreensão do código, ou seja, a facilidade que se tem de entender o código-fonte. Sua importância advém da facilitação no ato de programar, pois se temos uma boa legibilidade tal ato torna-se facilitado, o que por consequência, facilita a manutenção do código.
3º) A desvantagem de haver muitos recursos em uma linguagem de programação é o fato de esses recursos possibilitarem um aumento de capacidade de escrita da linguagem, que por consequência , dificulta a legibilidade do código, que atrapalha o entendimento e manutenção.
4º) Aplicação Científica: C, uma linguagem utilizada em muitas áreas é uma das mais usadas em aplicações cientificas. Aplicação Comercial: Object Pascal, apesar de antiga, para as aplicações comerciais essa linguagem não se tornou obsoleta. Inteligência Artificial: Prolog, Lisp, são muito usadas em projetos que envolvem A.I por seus paradigmas lógicos e funcionais, respectivamente.
5º) O uso das linguagens imperativas foi fortemente influenciado pela arquitetura de Von Neumann.
6º) Aumento da legibilidade, maior portabilidade, diminuição do tempo de compilação, a possibilidade de intrerpretar um código, entre outros.
7º) A idéia de padronização, usando apenas uma linguagem para todos os códigos indepedente da aplicação, é inviável. Além de ser difícil uma única linguagem se adaptar aos mais diversos usos e aplicações,