Estudante
Instituto de Ciências Biológicas
1) Identifique o seguinte órgão e caracterize-o segundo as suas características morfofisiológicas, citando quais hormônios produzem de acordo com sua divisão morfológica:
São as glândulas supra-renais. As glândulas supra-renais são dois pequenos órgãos com a forma de uma pirâmide com cerca de 3 cm de largura, 5 cm de altura e 3 cm de espessura. Ambas as glândulas situam-se na parte superior de cada rim. As duas glândulas supra-renais encontram-se envolvidas numa cápsula de tecido conjuntivo rodeada de tecido adiposo, membranas e ligamentos que fixam o órgão na sua posição. Na parte inferior, é possível distinguir duas partes completamente distintas: o córtex e a medula. O córtex é composto por três diferentes camadas de tecido, uma mais externa, denominada zona glomerulosa, outra intermédia, denominada zona fasciculada, e outra mais interna, designada zona reticular. A medula supra-renal, que ocupa a região central da glândula, é composta por um tecido do tipo nervoso. O córtex supra-renal produz esteróides, um grupo de hormonios produzidas a partir do colesterol, com semelhanças químicas com este composto, embora com funções diferentes. A zona glomerulosa elabora mineralocorticoides. A zona fasciculada produz glucocorticóides. A zona reticulada elabora androgénios. A medula supra-renal produz catecolaminas (adrenalina e noradrelnalina).
2) O câncer de pâncreas não apresenta sinais específicos, dificultando o diagnóstico precoce. O pâncreas, como bem sabemos, representa um órgão do sistema endócrino e digestivo, pergunta-se:
A) Por que, compondo o sistema endócrino, o pâncreas é classificado como um órgão endócrino e exócrino?
Ele é tanto exócrino quanto endócrino porque secreta sulco pancreático que contém enzimas digestivas auxiliando na digestão e produz também muitos hormônios importantes como insulina e glucagon que controlam a taxa de glicose sanguínea.
B) Descreva a morfologia