Inferno 17
Sinopse
O filme retrata um campo de prisioneiros as vésperas do natal de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Esses, aliados americanos, a maioria sargentos, buscam diferentes formas de fugir e/ou conviver com diversos problemas.
Em uma primeira tentativa de fuga, Johnson e Manfredi são assassinados, por soldados alemães, ao passar pela última barreira. Enquanto isso Sargento J.J. Sefton apostava com os outros sargentos que o plano não funcionaria.
Com o fracasso do plano, é levantado a suspeita de que um dos americanos alojados no barracão estaria informando os alemães e Sefton vira o principal suspeito, já que este apresenta um caráter duvidável. Ele, um “malandro” negociante e egoísta, que comercializa com qualquer pessoa, sendo americano ou alemão, sempre buscando lucrar em cima de todos.
Um tempo depois, chega ao campo o Tenente Dunbar e seu companheiro. Dunbar imediatamente se torna em um herói, pois seu colega chega gabando de seu feito (explosão de um trem com munição), e Sefton já o critica por conhecer seu passado.
Sefton vai sofrendo cada vez mais com as desconfianças de seus companheiros de barraca até ser espancado, após os “chucrutes” (alemães, de acordo com o filme) descobrem um rádio escondido em um fundo falso de um balde de água, e que Dunbar foi o responsável pela explosão.
No dia de natal Sefton percebe um laço no fio da lâmpada, o sinal do espião para passar uma mensagem, e com isso, começa a prestar atenção em Schulz, o guarda responsável pela barraca.
Nesse mesmo dia, um alarme de bombardeio é acionado forçando todos saírem do barracão, mas sefton se esconde em um canto mais escuro.
Assim, ele descobre que o chefe de segurança, Sgt. Price, tem passado as informações por uma peca de xadrez oca. Em uma manobra para libertar Ten. Dunbar, Sefton revela o espião, e o usa para distrair a sua fuga juntamente com o tenente.
1- O talento de se começar uma história.
Vemos na introdução do