estudante
Por Germano Woehl Jr. & Elza Nishimura Woehl
Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
11/05/2002
Personagens:
1. SAPO
2. ZEZINHO
3. MARIAZINHA
4. BRUXA MALVADA
MARIAZINHA:
Zezinho, veja! Que bicho feio!
SAPO:
Eu não sou feio! Faço parte da mamãe natureza! Não existem coisas feias na natureza. Feio é destruir tudo; jogar veneno por toda a parte; despejar esgoto e lixo nos rios. As pessoas que fazem maldade com a natureza é que são feias.
MARIAZINHA:
Mas eu tenho medo de você!
SAPO:
Não é de mim que você deve ter medo. Você deve ter medo da falta de água, dos alimentos envenenados por agrotóxicos, do ar poluído, do aquecimento global. Você deve ter medo ao ver mais um desmatamento, mais uma nascente de água que secou. Eu não faço mal algum para as pessoas, porque você tem medo de mim?
MARIAZINHA:
Ah, sei lá... Porque dizem que você espirra leite!
SAPO:
Espirrar leite nas pessoas!!! Eu? Quem inventou uma mentira dessas? Estas minhas bolsas (pegar nas bolsas) são para defender-me de predadores; elas não são armas de ataque, mas para me defender. Repare, eu não tenho dentes para morder, como os cachorros; nem unhas para aranhar, como os gatos; e nem chifres para chifrar, como os bois. Se eu não tivesse essas bolsas com leite, o que seria de mim?
ZEZINHO:
Mas como estas bolsas que soltam leite lhe defendem? Conte-nos, qual é o segredo?
SAPO:
Ah, é muito simples. Se um bicho me machucar, ao tentar me morder, o leite sai e arde a boca dele, como se fosse uma pimenta bem forte! Assim, ele aprende que não deve me machucar e tentar me matar.
Rua Antônio Cunha, 160 • Sala 25 • Baependi • 89256-140 Jaraguá do Sul, SC • Tel. (47) 3274-8613 e-mail: germano@ra-bugio.org.br • www.ra-bugio.org.br
ZEZINHO:
Muito interessante. Mas se o bicho for um cachorro, ele morre depois?
SAPO:
Claro que não, Zezinho! O efeito passa bem rápido. É só para servir de lição, para que ele não fique me