quimica
POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS
1)Objetivo
A finalidade desta aula é constar, na prática, evidencias de que algumas substâncias são formadas por moléculas polares, enquanto outras são constituídas por moléculas apolares. A natureza iônica, polar ou apolar, de uma substância influi na sua solubilidade em determinados solventes; por isso, nesta aula verificamos também a solubilidade de alguns compostos.
2)Material necessário
- Cloreto de Sódio (NaCl).
-Açúcar (C12H22O11)
-Enxofre
-Álcool Etílico (C2H5OH)
-Água (H2O)
-Álcool Butílico (C4H10O)
-Pipeta Graduada
-Tubos de ensaio
-Pisseta
-Becker
3) Introdução teórica
A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura. Essa quantidade máxima que pode ser dissolvida é também conhecida por coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade. Mas, a solubilidade de qualquer substância depende, entre outras coisas, do tipo de solvente no qual o soluto está disperso.
Substâncias polares tendem a serem solúveis em substâncias polares e substâncias apolares em substâncias apolares. Isso ocorre porque uma molécula polar possui o pólo positivo e o pólo negativo e esses pólos atraem os pólos opostos de outra molécula, dessa forma solubilizando com maior facilidade. A solubilidade entre substâncias apolares ocorre pelas forças de dipolo induzido.
.
4)Procedimento experimental
a) Numerar tubos de ensaios, juntar no primeiro tubo, 1 pitada de Cloreto de Sódio com 1ml Água, no segundo tubo, 1 pitada de Cloreto de Sódio com 1ml de Álcool Butílico, e no terceiro tubo, 1 pitada de Cloreto de Sódio com 1 ml de Álcool Etílico. Repetir a operação com o Açúcar e Enxofre usando os mesmos solventes e quantidades.
b)Agitar cada tubo e observar os resultados.
4)Resultados
Cloreto de Sódio:
O NaCl é um composto iônico, apresenta boa solubilidade em solventes