O escravo negro no Brasil
...
2º Ano “F”
Escravo Africano
Natal RN/ 06 de março de 2013
Escravidão no Brasil
- Motivos de sua vinda
No Brasil, um dos principais motivos da vinda dos escravos foi a produção de açúcar, na primeira metade do século XVI, que necessitou de uma grande quantidade de mãe de obra, sendo os escravos a melhor opção.
- Como era a vida do escravo negro no Brasil (Trabalho, moradia e castigo)
A vida dos escravos no Brasil era de péssima condição, começando pelo até mesmo pelo transporte deles para o Brasil. Os negros vinham de suas colônias na África para trabalharem forçadamente nos engenhos de açúcar do Nordeste. O transporte era feito da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito, debaixo do sol quente, recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentadas para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia.
- Religiosidade e cultura
Os escravos mesmo com suas diversas crenças eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até