Estudante
CENTRO DE ARTES
ARTES VISUAIS- BACHARELADO
Fundação Iberê Camargo
ADRIELEN GARCIA
CAROLINE ALBAINI
EMMANUELLE VIEIRA
GABRIEL SIQUEIRA
NAHIARA BADDINI
Pelotas
Abril de 2012
ARTISTA
Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX, teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, além de ter recebido diversos prêmios. Autor de obras que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, ficou conhecido por três grandes fases: Carretéis, Ciclistas, Idiotas. Iberê Camargo nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em Restinga Seca, Brasil, em 1914.
FUNDAÇÃO
Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1995, com o apoio de amigos e com o então presidente da fundação, Jorge Gerdau Johannpeter. E a desejo do próprio Iberê Camargo e sua mulher, Maria Coussirat Camargo. Com o objetivo de preservar e divulgar sua obra, além de incentivar a reflexão sobre a produção contemporânea. A instituição realiza exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos e oficinas sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea. A sede, projetada pelo arquiteto Álvaro Siza, um dos mais importantes arquitetos contemporâneos, recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão.
PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES
As mostras do Acervo, dedicadas a Iberê Camargo, ocupam o quarto andar, além de ser o foco do Programa Educativo. As exposições temporárias se destinam a artistas modernos ou contemporâneos (nacionais ou internacionais). Além disso, o programa de exposições viabiliza mostras das obras do acervo e da coleção de gravuras da Fundação em instituições parceiras.
BOLSA
Criada em 2001 com o objetivo de estimular a produção artística contemporânea do Brasil, a Bolsa Iberê Camargo é um programa de incentivo a produção