estruturas
São Paulo – Brasil – 31 de agosto a 02 de setembro 2010
PROJETO DE PRODUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO METÁLICA
APLICADO EM LAJES MISTAS STEEL DECK
Tecn Raphael da Silva raphaello.silva@gmail.com RESUMO
Pode se notar a constante evolução dos processos construtivos e a colaboração do aço no desenvolvimento de novas tecnologias com o objetivo de otimizar prazos, proporcionar soluções técnicas mais eficazes, racionalizar e modular projeto e obra, dentre outros fatores.
A industrialização dos canteiros de obra na construção civil é cada vez maior, motivada inclusive pela participação crescente da utilização de estruturas metálicas e mistas.
A utilização de lajes racionalizadas neste contexto é de grande valia e apresenta diversos benefícios, destacando-se a rapidez de execução.
A utilização do steel deck é apenas um reflexo destes fatores, pois este sistema construtivo representa uma solução interessante, especialmente quando combinado com estruturas metálicas. Entretanto, sistemas industrializados como este ainda sofrem com a escassez de estudos, principalmente sobre suas aplicações e montagem.
Sob esta ótica, este estudo visa apresentar a utilização do projeto de produção como ferramenta para esclarecer a equipe de obra quanto a seqüência de produção de lajes mistas steel deck desde o descarregamento da forma metálica e seus componentes, à cura do concreto, bem como a importância da compatibilização com outros sistemas.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente processos racionais de construção ainda buscam seu espaço, evidentemente com menor resistência do que no final do século XX, uma vez que se tornaram conhecidos e estudados.
Com o propósito de racionalizar ao máximo as etapas de construção, o processo construtivo a partir de componentes industrializados e metálicos, aponta para uma nova concepção de edifícios, possibilitando ganho de qualidade e produtividade.
A utilização do aço como