Educaçao como ato politico
A educação é um processo amplo que visa o desenvolvimento da pessoa, sua cidadania e a sua preparação para o mercado de trabalho, uma pensador brasileiro chamado Paulo Freire vislumbrou a prática educativa como consciência critica e, por conseqüência, como politização do individuo.
Em sua concepção, o professor partiria do campo sócio-político e econômico do aprendiz, sendo que o orientador instigaria o aprendiz a sintetizar toda a sua vivencia numa reflexão critica, construtivista e libertadora. Trata-se de uma educação ideológica, formadora e prestativa da pessoa como um todo social.
Assim percebendo o papel da educação, torna-se evidente que não e do interesse do Estado a libertação social da coletividade. Freire dizia: “ não há duvida que a educação deve ser uma pratica imobilizadora e ocultadora de verdades”. Nesse sentido podemos ter uma escola altamente equipada estruturalmente de professores com técnicas e tecnologia com a finalidade de apenas informar conhecimentos.
Hoje temos filosofia e sociologia no ensino médio numa tentativa de compensar a despolitização do ensino fundamental.
Em suma, fica forte a impressão de que quanto mais fragmentada a educação mais ainda o cidadão se torna marionete do Estado e do capitalismo globalizado e massificador.
Introdução
Neste trabalho abordarei assuntos relacionados a história evolução e conceitos e fatos importantes da ginástica artística mostrando assim seu objetivo e suas características no decorrer de todo o processo.
Desenvolvimento
HISTÓRIA, EVOLUÇÃO, CONCEITOS E FATOS IMPORTANTES.
Foram os antigos gregos, os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não apenas como forma de treinamento militar. No Império Romano e durante toda a Idade Média, os exercícios físicos ficaram restritos à função militar, aí incluído à caça e os torneios. Só com o Renascimento os exercícios físicos, beneficiados pela redescoberta dos valores gregos, voltaram a