Projeto politico pedagógico
RESUMO
Este artigo tem como objeto de estudo o Projeto Político-Pedagógico, sendo ele que define a identidade da escola para ensinar com qualidade. Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico. O mesmo tem como discussão os processos de elaboração e reconstrução dos Projetos Póliticos-Pedagógicos. Apresenta conceitos de gestão democrática, cujo elemento primordial é o curriculo, destacando que a construção coletiva do projeto é preimissa e fundamental para que ocorra a democratização dos processos de decisão.
Palavras-chave: . Projeto Político-Pedagógico. Construção coletiva.Gestão democrática.
INTRODUÇÃO
O trabalho coletivo nas escolas, é muito importante, principalmente no aspecto de planejamento participativo para as ações escolares, sem perder de vista a função da escola na atualidade. Para isso, é importante apontar caminhos e elementos para a sua elaboração, definindo o projeto político-pedagógico numa concepção de gestão democrática, atendendo aos aspectos legais e as necessidades da comunidade onde se insere, assim como para apontar para a necessidade de promover nos alunos condições de discutir a realidade que se apresenta no intuito de transformá-la.
1. Projeto Político-Pedagógico: discutindo conceitos
O termo projeto indica plano, intento; vem de projetar que significa lançar-se, precipitar-se. Neste sentido, o projeto é redação preliminar das intenções da escola. Conforme Libâneo, Oliveira e Thoshi (2003, p.345-346), “é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda a todos os alunos”. Na concepção de Gadotti sobre o projeto, ele aponta:
Todo projeto supõe rupturas com o