ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A TEORIA DA HOTELARIA HOSPITALAR E SUA REAL APLICAÇÃO EM DOIS HOSPITAIS PRIVADOS DA CIDADE DE SÃO PAULO
KAMYLA CASAGRANDE KUNZ DE OLIVEIRA
ROSISLENE DE FÁTIMA FONTANA
Estudo Comparativo Entre A Teoria Da Hotelaria Hospitalar E Sua Real Aplicação Em Dois Hospitais Privados Da Cidade De São Paulo
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre a bibliografia e a real aplicação da Hotelaria Hospitalar nos hospitais privados na cidade de São Paulo. Assim sendo, foram realizadas investigações teóricas com o intuito de apresentar o que a teoria sugere sobre o tema. Além disso, uma análise comparativa, considerando a pesquisa em dois hospitais privados da cidade de São Paulo, foi realizada in loco para melhor precisão dos resultados. Podendo-se chegar, então, à conclusão de que essa adaptação de conceitos e serviços presentes em um hotel para um hospital é benéfica tanto para os clientes quanto para a instituição de saúde.
Palavras-chave: Hotelaria Hospitalar; Benefícios da Implantação; Análise Comparativa.
Introdução
De acordo com Candido, Moraes e Vieira (2004, p. 43), “a hotelaria cresce e inova constantemente, pois os seus clientes/hóspedes, igualmente como os clientes de saúde estão cada vez mais exigentes, informados e acompanham o dia a dia de um mundo globalizado”.
Nos últimos anos os hospitais têm se deparado com estes clientes exigentes que desejam receber o atendimento para suas enfermidades, mas que estão mais críticos quanto ao atendimento que recebem. Se o atendimento estiver sendo avaliado como não satisfatório é necessário mudança, e como sugere Candido, Moraes e Vieira (2004, p. 43), “uma das mudanças que os hospitais podem e devem fazer na atualidade é migrar parte de seu processo de gestão para as práticas de hotelaria hospitalar, nos moldes da hotelaria convencional dos hotéis”.
Para Taraboulsi (2004, p.179) “hotelaria hospitalar é a arte