Estruturas e processos organizacionais
Em um contexto mundializado e competitivo não basta para as organizações serem eficientes em seus processos, precisam de resultados eficazes que atendam as necessidades de todos os seus Clientes Empresariais, pois caso um deles não tenha suas necessidades satisfeitas surgirão conflitos de interesse que exigirão da organização um reposicionamento que vise o equilíbrio de distribuição dos resultados entre os setores de interesse.
Todo processo consiste em um sistema, no qual suas partes são interagentes e interdependentes entre si, neste sentido a análise qualitativa dos resultados desse processo deve, obrigatoriamente, considerar a satisfação dos stakeholders de maneira contínua e dinâmica considerando que as necessidades dos Clientes Empresariais estão em constante transformação.
Nessa perspectiva os resultados desejáveis por uma organização devem gerar lucro para o empresário, satisfação permanente do consumidor, padrão de vida digno para seus colaboradores e condições que beneficiem a sociedade em que a empresa está inserida. Contudo deve-se considerar que a “satisfação” compreendida pelo equilíbrio na distribuição dos resultados é dinâmica e encontra-se em constante movimento o que requer da organização uma visão estratégica de avaliação contínua da satisfação dos seus Clientes Empresariais, com vistas à maior eficiência e eficácia dos processos organizacionais na construção e manutenção da competitividade.
B) O texto conduz a uma máxima de que além de eficiente e eficaz o processo deve também ser efetivo, ou seja, ter relevância. Explique e Exemplifique esta afirmação.
“Equilíbrio dinâmico” é a expressão utilizada pelo autor para a palavra efetividade, ou seja, é necessário que o processo satisfaça todos os