Estruturas e processos organizacionais
1. Explique os componentes de um sistema.
Os componentes do sistema da estrutura organizacional são:
Os objetivos, que se referem tanto aos objetivos dos usuários da estrutura organizacional, quanto aos da própria empresa; são a finalidade da existência do sistema.
As entradas do sistema, cuja função caracteriza as forças que fornecem a estrutura todos os recursos e informações para a sua operação, a qual gera algumas saídas que devem estar em sintonia com os objetivos.
O processo de transformação, função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). Esse processo deve considerar a entropia, tanto positiva, que aborda o desgaste dos elementos usados, quanto negativa, que considera o incremento tecnológico no referido processo.
As saídas do sistema, que são o resultado do processo de transformação do sistema. Devem ser coerentes com os objetivos da empresa, e também quantificáveis, de acordo com os critérios e parâmetros previamente fixados.
Os controles e avaliações da estrutura organizacional, que servem para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos, utiliza uma medida do desempenho da estrutura organizacional, chamada padrão.
A retroalimentação, que pode ser considerado como a reintrodução de uma saída sob forma de informação. É um instrumento de controle, em que as informações realimentadas são resultados das divergências verificadas entre as respostas da atuação da estrutura e os parâmetros estabelecidos. Portanto, seu objetivo é reduzir as discrepâncias ao mínimo, de forma que a estrutura seja auto-administrada.
2. Explique o ambiente do sistema empresarial.
O ambiente de um sistema é o conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite especifico, se possa conceber como se tendo alguma influência sobre a operação do sistema operado. Ou seja, são fatores que não pertencem diretamente a estrutura organizacional, mas que podem com qualquer alteração em