Estruturada Freire
Em suma, podemos considerar a administração como a tarefa que possibilita alcançar objetivos previamente definidos, com maior eficiência. Em seus princípios gerais, temos as seguintes funções administrativas:
Planejamento
É a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.
O trabalho do administrador não se restringe ao presente, ao atual, ao corrente. Ele precisa extrapolar o imediato e se projetar para frente. O administrador precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro de sua organização. Ao tomar decisões, o administrador configura e reconfigura continuamente a sua organização ou a unidade organizacional que administra. Ele precisa saber em qual rumo deseja que sua organização vá em frente, tomar as decisões necessárias e elaborar os planos para que isso realmente aconteça. O planejamento está voltado para o futuro. E o futuro requer uma atenção especial. É para ele que a organização deve estar preparada a todo instante.
Organização
A organização pode ser definida como a construção da estrutura de uma empresa por dois pontos de vistas:
De Recursos - que podem ser humanos ou materiais; De Operações - agrupamento de atividades necessárias para a execução dos planos em unidades; - definição de autoridade e responsabilidade de cada um dentro das unidades.
Direção
É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Nesta função administrativa, o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado.
Controle
A última função da administração é o controle, ou seja, a