Polimeros Sinteticos
POLÍMEROS
Polímeros são macromoléculas formadas a partir de moléculas menores - os monômeros. O processo de transformação desses monômeros, formando o polímero, é chamado polimerização. A massa molecular de um polímero varia muito, sendo que em uma porção de material polimerizado existem moléculas maiores e menores.
Na fabricação de um polímero, a substância inicial constitui o monômero, e sua repetição 2, 3, ..., n vezes dá origem ao dímero, trímero, ..., polímero. Teoricamente a reação de polimerização pode prosseguir infinitamente, dando origem a uma molécula de massa molecular infinita. Fatores práticos, no entanto, limitam a continuação da reação. A ligação entre os monômeros é feita através de pontos reativos, isto é, átomos ou grupos de átomos do monômero, capazes de efetuar uma nova ligação química, seja pelo rompimento de insaturações ou pela eliminação de moléculas simples (H2O, NH3 etc).
1
Prof. Willame Bezerra.
Homopolímero é o polímero formado por um único monômero e Copolímero é formado por mais de um monômero.
2
Prof. Willame Bezerra.
3
Prof. Willame Bezerra.
Os polímeros possuem muitas utilidades e propriedades e características importantes para a produção de novos materiais, por isso ele encontra-se muito presente em nosso dia a dia, principalmente na forma de plásticos. Na natureza existem alguns polímeros: celulose, proteínas, látex. Os químicos também criaram polímeros sintéticos, "copiando" os polímeros naturais.
POLÍMEROS SINTÉTICOS
Os polímeros sintéticos podem ser classificados basicamente em três grupos: de adição, de condensação e de rearranjo.
4
Prof. Willame Bezerra.
POLÍMEROS DE ADIÇÃO
As substâncias utilizadas na produção desses polímeros apresentam obrigatoriamente pelo menos uma dupla ligação entre carbonos. Durante a polimerização, ocorre a ruptura da ligação e a formação de duas novas ligações simples, como mostra o esquema:
5
Prof. Willame Bezerra.
O quadro a seguir apresenta alguns