Polimeros sintéticos
Ano lectivo 2013/2014
Polímeros sintéticos
Departamento de Química e Bioquímica
Polímeros sintéticos: definição de polímero
Um polímero é uma macromolécula, natural ou artificial, constituída por unidades moleculares que se repetem um grande número de vezes.
Os polímeros sintéticos obtêm-se por polimerização a qual pode ser do tipo policondensação ou poli-adição. Como o número de moléculas que se unem pode ser variável, o polimerizado resultante é formado geralmente por macromoléculas de diferentes massas moleculares
Os polímeros compostos por um único tipo de monómero e cujas moléculas se distinguem unicamente pelo número de unidades do monómero que contém, designam-se por homopolímeros .
Os polímeros constituídos por dois ou mais tipos de monómero denominam-se co-polímeros e constituem uma sequência mais ou menos desordenada das unidades monómeras em função das quantidades respectivas de monómeros ligados e da sua reactividade em relação à cadeia que se forma (Fonte: Infopédia).
Polímeros sintéticos: definição de polimerização
A polimerização é um processo químico em que ocorre a combinação de muitas pequenas moléculas, conhecidas como monómeros, de modo a formarem uma cadeia. Nesta cadeia essas pequenas unidades estão unidas por ligações covalentes
Unidade de repetição do polipropileno Durante o processo de polimerização, alguns grupos funcionais em cada monómero podem ser perdidos. Este é o caso, por exemplo da polimerização do poliéster PET (polietilenoglicolterftalato). Os monómeros são o ácido terftálico (HOOC-C6H4-COOH) e etilenoglicol (HO-CH2-CH2-OH), mas a unidade de repetição é: -OC-C6H4COO-CH 2 -CH 2 -O-, que corresponde à combinação dos dois monómeros com a perda de uma molécula de água. A parte de cada monómero que é incorporada no polímero é conhecido como unidade de repetição ou resíduo do monómero.
Polímeros sintéticos: propriedades •A propriedade mais elementar de um polímero é a identidade