Polímero Sintético
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização.
Exemplos de polímero sintético:
POLIESTER, POLIAMIDA, BAQUELITE.
Os Plásticos:
O termo “plástico” é usado para definir todo material constituído por resinas sintéticas que tem, por sua vez, a sua matéria-prima de origem natural, como o álcool, o gás natural, o carvão, e principalmente o petróleo, pois todas são ricas em carbono, o átomo principal que constitui os materiais poliméricos.
Exemplo de plásticos:
Os termoplásticos: ao serem levados a temperaturas altas ele derrete e permite ser moldado.
Os termofixos: ao serem levados a temperaturas altas derretem e se decompõem.
Relação: Plásticos x Polímeros
Todos os plásticos são polímeros, mas nem todos os polímeros são plásticos. Alguns polímeros conhecidos que não são plásticos são os amidos (polímeros dos açúcares), proteínas (polímeros dos aminoácidos) e DNA (polímeros dos nucleotídeos).
Os homopolímeros, como a própria origem do nome diz, são os polímeros construídos a partir da união de polímeros iguais. Como exemplos, têm-se o polietileno (PE), o poliestireno (PS), o polipropileno (PP) e o cloreto de polivinila (PVC).
Os copolímeros, por sua vez, são assim chamados por serem constituídos de dois diferentes monômeros. Um exemplo é o etileno-acrílico.
História dos Polímeros
A macromolécula vem sendo usada há milênios pela Humanidade: o algodão, a lã, a seda etc. na fabricação de tecidos; os cascos e chifres dos animais para fazer pentes, botões etc.; o marfim das presas dos elefantes para fazer objetos de adorno, teclas de piano etc. Na metade do séc. XIX o marfim era usado para fabricar bolas de bilhar, mais o preço do marfim subiu muito, por isso uma fábrica norte-americana de bolas de bilhar prometeu um bom prêmio a quem descobrisse um substituto para o marfim.
John Wesley Hyatt fez uma mistura de nitrocelulose, cânfora